27 de maio - Dia Mundial da Esclerose Múltipla
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afecta com maior incidência as mulheres do que os homens.
Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afectada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial de Saúde) e em Portugal mais de 5.000 (João de Sá, 2005).
A EM pode produzir sintomas idênticos aos de outras patologias do SNC, pelo que o diagnóstico poderá demorar anos a acontecer.
No dia 27 de maio relembrou-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Querem saber mais sobre o assuntos.
Aqui vão alguns sites de interesse:
http://www.worldmsday.org/pt-pt/news/
http://www.spem.pt/
https://www.facebook.com/pages/Lar-Paroquial-Am%C3%A9lia-Mada%C3%ADl/131857313640828
13 de maio - Aparição de Nossa Sra. de Fátima
As celebrações do 13 de maio na Cova da Iria ficam este ano marcadas pela entronização da imagem da Virgem Aparecida, padroeira do Brasil, logo após o início da peregrinação internacional numa cerimónia presidida pelo cardeal brasileiro Raymundo Damasceno Assis.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença grave que pode levar à perda de visão. Um dos factores de risco que contribui para progressão do glaucoma é o aumento anormal da pressão no interior do globo ocular (PIO - Pressão Intraocular) que provoca lesões no nervo óptico. A gravidade das lesões depende do grau desta pressão e do tempo durante o qual esta pressão exagerada se mantém.
Em Portugal são diagnosticados por ano mais de 150 000 casos de glaucoma! Todas as pessoas podem desenvolver glaucoma, mas existem alguns factores de risco como:
•A idade: a prevalência aumenta após os 40 anos. A partir dos 65 anos, 5% da população é atingida por esta doença;
•A raça: as pessoas de origem africana são afectadas com maior frequência e com mais gravidade do que as pessoas de origem caucasiana;
•Os antecedentes familiares: factores genéticos;
•A miopia, a diabetes: dez vezes mais frequente no doente diabético;
•A toma de medicamentos: nomeadamente corticosteróides;
Qual o tratamento médico?
Num estado precoce da doença o tratamento médico é geralmente eficaz e suficiente.
Os colírios são os medicamentos mais prescritos. Estes colírios têm uma acção hipotensora, ou seja, permitem diminuir a pressão intraocular. O seguimento regular do tratamento é indispensável a fim de maximizar a sua eficácia. O tratamento deve ser realizado por períodos fixos e regulares e não deve ser alterado sem o consentimento do oftalmologista. Em alguns casos, o oftalmologista pode igualmente prescrever comprimidos. Um tratamento eficaz permite estabilizar a doença, mas não permite a sua cura.
A desistência do tratamento implica uma evolução da doença associada a uma degradação do nervo óptico, com uma potencial perda de visão a longo prazo.
Fonte: http://www.manualmerck.net/?id=252
Holanda cria 'aldeia' segura para doentes com Alzheimer
O projeto foi criado por Frank van Dillen e Michael Bol, dois arquitetos que, desde 2009, têm desenvolvido vários edíficios em De Hogeweyk, para que as pessoas portadoras de Alzheimer tenham "condições onde possam desenvolver as suas tarefas diárias em segurança", como se pode ler no site da Dementia Villages, o projeto responsável pelo desenvolvimento desta 'aldeia'.
Esta zona residencial não é apenas um sítio onde os idosos estão protegidos de certos perigos que se podem encontrar nas grandes cidades. O local oferece uma equipa permanente de auxiliares que ajudam nas tarefas diárias e cada casa, como cozinhar ou lavar roupa.
A vila tem também supermercados e lojas, bem como diferentes locais de lazer, onde os habitantes podem "satisfazer todas as suas necessidades". A ideia é contrariar o conceito típico dos lares onde os residentes ficam privados de vida social e privacidade.
Os residentes estão distribuídos por 23 residências de acordo com os seus interesses de forma a promover um maior bem-estar, além disso, "o design e a decoração de cada casa está feita de acordo com esse estilos de vida", pode ler-se no mesmo site.
O projeto está a ter tanto sucesso que vai ser reproduzido noutros países, como por exemplo na Califórnia, nos Estados Unidos.
A 'Mahal Cielo Village' irá ser inaugurada em breve na região de San Luis Obispo, "a primeira região dos EUA a ter uma protótipo desta aldeia, que vai tratar as pessoas que sofrem desta doença, com todo o respeito e dignidade que eles merecem", explicam os responsáveis no mesmo endereço.
Fonte: http://alzheimerportugal.org/pt/news_text-78-11-386-holanda-cria-%27aldeia%27-segura-para-doentes-com-alzheimer
DIA MUNDIAL DA RÁDIO
Dia Mundial da Rádio - 13 de Fevereiro!
Sabia que hoje é o dia Mundial da Rádio? E que tal umas curiosidades?
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=804017&tm=4&layout=219&visual=81
DIA LIBERDADE
O Dia Mundial da Liberdade celebra-se a 23 de janeiro.
A liberdade é um direito de todos os seres humano para
realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem
as suas opções de vida.
Assim, a declaração Universal dos Direitos Humanos diz:
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e
em direitos.”
“Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as
liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma,
nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião
política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou
de qualquer outra situação.”
“Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de
expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e
o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações
e ideias por qualquer meio de expressão.”
Cuidados a ter com o frio:
As baixas temperaturas tem sido uma constante ao longo deste Inverno. É algo com que nos devemos preocupar e acautelar-nos.
Pela pertinência deste assunto e possíveis riscos o INEM publicou um comunicado no passado mês de Dezembro com os cuidados a ter nestes dias mais frios.